Nasa testa paraquedas supersônico


(Fonte: Tecmundo) Nesta última semana, após vários adiamentos, a Nasa testou seu maior para-quedas já lançado, durante o lançamento de um disco voador que irá testar novas tecnologias para a aterragem em Marte.

Já que a atmosfera de Marte é tão fina, qualquer para-quedas que ajude uma espaçonave pesada, de rápido movimento, precisa ser mais forte. A agência espacial norte-americana descobriu como fazer isso há décadas, começando com a missão Viking que colocou duas sondas em Marte em 1976.

Mas com o objetivo de enviar seres humanos à Marte em 2030, a agência está testando agora um para-quedas mais avançado, feito com tecnologia de nova geração, conhecido como paraquedas Supersonic Ringsail, que poderia permitir que naves ainda mais avançadas pousem suavemente, e que inclusive ela possa se montar durante a própria descida, desacelerando assim que estiver chegando ao solo.

O veículo de teste pesa 3088 quilos, ou cerca de duas vezes o peso das naves robóticas que a Nasa costuma usar para pousar com segurança em Marte, o paraquedas, descrito pela Nasa JPL como "o maior paraquedas já implantado", tem 30 metros de diâmetro.

O teste consistia no envio do disco, um desacelerador em forma de tubo e o paraquedas em uma altitude de 37 quilômetros sobre o Oceano Pacífico com a ajuda de um balão gigante. O balão vai lançar a espaçonave e foguetes vão levantar o veículo ainda maior para 55 quilômetros, atingindo velocidades supersônicas.

Nenhum comentário